Algumas pessoas dizem que o 5º elemento é a música, sabendo que os outros elementos, que o ser humano não consegue viver sem, são ar, água, terra e fogo. A necessidade de ouvir sons melódicos é inevitável e imprescindível, na minha concepção, música é essencial.
Às vezes, quando se está deprimido ou cabisbaixo, queremos ouvir uma musica triste e melancólica, por exemplo, mas têm pessoas que gostam de ligar o som, no último volume, o som pesado do Motörhead ou do Slipknot; quando estamos felizes queremos ouvir uma música agitada para elevar o nosso astral ao máximo possível, e é nesse momento que ligamos o nosso som no último volume para curtir um pop como Lady Gaga, um eletrônico eletrizante do David Guetta ou do FatBoy Slim; mas e quando nosso dia está um tédio total, aquele dia nublado ou chuvoso, que estamos dentro de casa, sem NA-DA pra fazer e na tv não passa nada de interessante, o que ouvir? Nada melhor do que o som em volume médio, ouvindo uma Maria Rita da vida, ou Adriana Calcanhoto, Rita Lee, mas tem gente que não curte, então é bom ouvir Detonautas, Paralamas, Legião (esse caso é para melancolia extrema evoluindo para tristeza), mas ainda têm gente que não vai curtir nenhum desses sons... Então quem não curte nenhum desses sons, ouça uma musica do seu gosto que tudo melhora! O importante é dar vida para seus dias, e a música tem essa função, além de várias outras!
Já se perguntaram como seriam seus dias sem música? Eu me vejo pirando... Eu durmo ouvindo música, ora rock and roll, ora bossa nova.
Tem uma amiga minha que toca violão, e quando ela queria mexer comigo ela começava a tocar Vambora, da Adriana Calcanhoto, mas hoje em dia ela tem outras armas, Romeu (Agridoce), e Alvorada (Agridoce); quem me conhece sabe que eu desde novo sou apaixonado pela Pitty, e quando ela lançou seu projeto Agridoce, com seu guitarrista Martín, eu me apaixonei mais ainda pelo trabalho dessa mulher! Foi amor à primeira escuta...
Graças a essa amiga que citei, meu gosto musical melhorou ainda mais, eu já gostava de ouvir um som bom, um som bacana, mas quando conheci a Nina, no Coral que éramos integrantes, coral este que também refinou ainda mais meu gosto pela música nacional. Nina me mostrou que existia muito mais musicas de qualidade além daquilo que eu já conhecia, foi com ela que me aprofundei no Rock nacional e internacional, rockeira declarada como ela é, ela me apresentou bandas que eu ouço hoje em dia, tais como AC/DC, Matanza, Detonautas, entre outras, mas também ela me apresentou o poder que a música tem, um poder desconhecido até então, ela me mostrou que a musica consegue bem tocada num violão pode te fazer dormir e acordar renovado, uma música sendo tocada e quem toca cantando suavemente e olhando nos teus olhos pode te arrancar suspiros e ser apaixonante ao ponto de você não querer desgrudar de quem está cantando, quem conhece a nina e já presenciou esses momentos MA-RA-VI-LHO-SOS ao lado dela, sabe do que estou falando e concordam comigo. A grande responsável pela musicalidade da minha vida é essa mulher maravilhosa, chamada Karina!
Mas não foi só ela que foi responsável pelo meu gosto musical, minha irmã tem grande importância nisso também, foi com ela que eu conheci grandes nomes da musica nacional e internacional, tais como, Ana Carolina, Cássia Eller, Roupa Nova, Jota Quest, Coldplay, Creed, Roxette, e todos esses artistas magníficos estão presentes na minha personalidade e cultura musical!
É claro, que eu também acabei me descobrindo em vários outros artistas, como Cazuza, por exemplo. Quantas e quantas eu já me peguei cantando loucamente os singles desse cara! Eu adorava e gosto muito ainda de cantar Pro Dia Nascer Feliz, Amor Meu Grande Amor, O Nosso Amor A Gente Inventa, Exagerado, nossa como é bom cantar Exagerado!
Devo ao Coral Tom e Voz, a minha paixão pelos grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Elis Regina, Milton Nascimento, Tim Maia e Chico Buarque entre muitos outros... Foi no Coral que eu conheci grandes músicas desses poetas, autores e compositores maravilhosos que a cultura musical desse país tem, mesmo diante de muita diversidade, eles ainda são preservados e de alguma forma são apresentados à nova geração de brasileiros, geração essa que cresce presenciando muitas coisas ruins, e tem a oportunidade de conhecer algo maravilhoso capaz de transformar vidas, que é a música nacional 'das antigas'. O tom e voz tem esse objetivo, levar a musica nos lugares onde ninguém nunca ouviu falar em Primavera (Tim Maia), e participar desse projeto, pra mim foi algo engrandecedor, maravilhoso, me faltam adjetivos para explicar!
Vou finalizar apresentando alguns trechos de algumas músicas de alguns artistas citados ao longo do texto…
‘’Um belo dia resolvi mudar, e fazer tudo o que queria fazer, me libertei daquela vida vulgar que eu levava estando junto a você, em tudo que eu faço existe um por que ...’’
(Rita Lee)
‘’O nosso amor a gente inventa pra se distrair, e quando acaba a gente pensa que ele nunca existiu... ’’
(Cazuza)
‘’Entre por essa porta agora, e diga que me adora, você tem meia hora pra mudar a minha vida, vem vambora, que o que você demora é o que o tempo leva… ’’
(Adriana Calcanhoto)
(Paralamas do Sucesso)
*____________*
ResponderExcluirfico feliz em fazer parte disso! Texto lindo demais! ^^